Você sabe quais Linguagens de Programação estão em alta?

Você sabe quais Linguagens de Programação estão em alta?

Não há como se destacar no mercado de TI sem estar por dentro das tendências em linguagem de programação. Porém, com o surgimento e a consolidação de novas técnicas, o desafio do profissional de TI é ainda maior, já que a cada ano novas linguagens se sobressaem e apresentam seu potencial para os diversos sistemas.

E você, já sabe quais são as linguagens de programação que estão em alta atualmente?  Veja abaixo algumas delas, de acordo com a  pesquisa feita com mais de dois mil programadores da Code Eval, plataforma de desenvolvedores que pesquisa anualmente as tendências em linguagem de programação.

1 – Python

Campeã pelo terceiro ano consecutivo da pesquisa, a Python é a linguagem de programação número um entre os desenvolvedores. Além de ser de manuseio simplificado e desenvolvimento rápido, a Python é orientada para objetos mas também é multiuso, podendo ser utilizada tanto para a criação de sites quantos aplicativos e ter uma boa interação com os mais diversos bancos de dados. Não é a toa que sites como o Youtube, Yahoo e o próprio Google tenham sido desenvolvidos em Python.

2 – Java

Apesar da tendência de queda apontada pelas pesquisas da Code Eval, a Java, linguagem orientada para objetos, se mantém firme no segundo lugar da pesquisa. O princípio da portabilidade e adaptabilidade aos mais diversos sistemas operacionais explica a popularidade dela entre os desenvolvedores, que ganham também por trabalhar com uma linguagem adaptável aos diversos dispositivos móveis.

3 – C + +

Com ascensão comprovada desde 2011, a C++ é outra que deve fazer parte do portfólio de todo profissional de TI. Enquanto linguagem multi-paradigma e de uso geral, a C++ possui uma grande variedade de códigos, inclusive da linguagem C, e permite ao programador as mais diversas combinações.

Por isso mesmo, merece bastante atenção na hora de ser desenvolvida, evitando possíveis erros lógicos. Programas como o Adobe Photoshop e o próprio Microsoft Windows foram desenvolvidos com esta linguagem. O Mozilla Firefox e o Internet Explorer também foram criados em C++.

4 – Ruby

Ocupando o quarto lugar na lista da Code Eval, a Ruby é uma linguagem open source apontada como prática, simples e flexível (é possível alterar partes dela) pelos desenvolvedores. Caso o desenvolvedor prefira fazer o comando de adição de outra forma além do objeto (+), ele pode usar a palavra “plus” ou mesmo utilizar a classe “numeric”. Totalmente voltada para objetos, a linguagem multiplataforma caminha entre características da Perl, SmallTalk e Python.

5 – JavaScript

Ocupando o quinto lugar do ranking de tendências da Code Eval, a JavaScript teve crescimento  de 33% em relação aos anos anteriores e se firma como uma linguagem em ascensão entre os desenvolvedores.

Em qual linguagem você está apostando e por quê? Conte pra gente, quem sabe ela não é tema de um futuro post!

Compartilhar

Comments (2)

  • DURVAL MARTINHO GONÇALVES NETO Reply

    Solicito informações referentes aos cursos, tais como:

    Valor
    Período
    Forma de Pagto.

    2 de outubro de 2014 at 07:59
  • João Carlos Reply

    Inicialmente estou entrando no mercado… Parece tarde por ter 33 ano mas me sinto inspirado e com um fonte dentro de mim para criar algo… Ainda não sei o que… Estou realizando atualmente estudo em java

    16 de julho de 2015 at 08:36

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos