fbpx

5 dicas para se tornar um especialista em redes

5 dicas para se tornar um especialista em redes

Ao mesmo tempo que o mercado de TI está aquecido, muitas pessoas têm seguido essa área profissional, aumentando a competitividade no setor. Embora sempre existam vagas no mercado, hoje, o que garante um bom espaço para o profissional de TI é a sua qualificação. Especialmente se a pessoa deseja investir na área de redes.

Com o crescimento da comunicação unificada, dos ambientes virtuais para aplicações e da necessidade de integração entre clientes e funcionários nas empresas, o especialista em redes é cada vez mais requisitado.

Por isso, para ser um profissional bem-sucedido, você precisa investir da maneira certa em sua formação. Confira as 5 dicas que separamos a seguir para você se tornar um especialista em redes de destaque no mercado!

Faça um curso online ou presencial

É comum pessoas acharem que podem se inserir na área de TI apenas vendo vídeos pela internet e praticando o método “tentativa e erro”. A web é, de fato, uma fonte riquíssima de conteúdo – veja mais sobre isso nas dicas a seguir. Porém, um curso online ou presencial oferece uma formação de base completa, assegurada de instrutores com experiência e certificações, e permite que você pratique os conteúdos com todo o suporte e assistência necessário.

Além disso, muitas empresas ainda fazem questão de contratar profissionais que comprovem terem feito um bom curso, mesmo que sejam excelentes especialistas.

Busque experiência

Durante a sua formação, busque aplicar os conhecimentos adquiridos prestando serviço para o máximo de clientes que puder. A formação teórica é muito importante, mas é na prática que você vai se deparar com infraestruturas diferentes, problemas inusitados, bugs desconhecidos e vários outros desafios. Isso irá te ajudar a encontrar formas inteligentes de resolver situações e a conhecer as particularidades do trabalho.

Se você fizer essa prática durante o curso presencial, será uma experiência ainda melhor, pois você contará com o apoio de instrutores e evoluirá mais rápido. Portanto, faça estágios e atenda a muitos clientes, mesmo que você precise baixar o seu preço no início ou fazer trabalhos voluntários em redes para escolas ou ONGs, por exemplo. Dessa forma, você irá se desenvolver como um verdadeiro especialista e criará boas referências no mercado.

Tire certificações

Certificações em conhecimentos específicos são essenciais em qualquer área de TI e são obtidas por meio de testes. No caso do especialista em redes, as mais importantes são:

  • As certificações Cisco (CCNA, CCDA, CCDP, CCIE), focadas em roteadores e switches;
  • A certificação Furukawa (FCP), focada em cabeamento estruturado, ou seja, rede física;
  • Certificações em sistemas operacionais (LPI para Linux, MCP para Windows).

Teoricamente, as certificações em sistemas operacionais não são imprescindíveis para o especialista em redes. Contudo, muitas empresas esperam que esse profissional também administre servidores e, portanto, é interessante que possua as certificações.

Participe de fóruns na web

A internet e principalmente os fóruns de informática são ferramentas excelentes para você tirar dúvidas pontuais, tomar conhecimento de novas tecnologias e trocar experiências com outras pessoas. Dessa forma, você descobre diferentes maneiras de efetuar o seu trabalho, podendo aprender e melhorar a sua prática constantemente.

Nos grupos de discussão específicos sobre gerenciamento de redes, você toma conhecimento dos problemas mais comuns e discute formas de solucioná-los. Além de prepará-lo, antecipando situações que poderão acontecer no seu dia a dia, os fóruns são uma ótima ajuda para quando você não souber agir frente a um erro completamente novo.

 

Curso Segurança Redes de Computadores

Curso Segurança Redes de Computadores

Mantenha-se atualizado

A área de TI evolui todos os dias e você precisa conhecer e acompanhar as tendências para ser um bom profissional. Desde a sua formação, procure participar de discussões sobre o assunto, fazer cursos e ir em eventos. Especializar-se em alguma área do gerenciamento de redes, como dispositivos de segurança, por exemplo, é um ótimo caminho. Como especialista, você precisa ter conhecimentos em todas as áreas que envolve o seu trabalho: protocolos, conectividade, tipos de rede, segurança e sistemas operacionais.

E aí, preparado para ser um especialista em redes? Siga as nossas dicas e sucesso! Continue ligado no blog e dê a sua opinião nos comentários!

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos

× Fale agora pelo Whatsapp