fbpx

4 dicas para se tornar um especialista em Linux

4 dicas para se tornar um especialista em Linux

Os sistemas de código aberto têm um lugar cativo no mercado, seja na iniciativa privada ou em instituições públicas, devido à excelente relação de custo x benefício para o cliente e também por causa da flexibilidade e versatilidade de aplicações Linux.

Isso resulta em um mercado ávido por profissionais qualificados para gerir sistemas e controlar infraestruturas para as mais diversas finalidades. O ramo é bastante receptivo para profissionais que conhecem bem o sistema e dominam certas áreas técnicas, envolvendo servidores, redes, entre outras.

Para o post de hoje separamos 4 dicas para você se tornar um expert em Linux e garantir o seu lugar no mercado! Confira:

Aprofunde-se em Administração de Sistemas Linux

O profissional responsável pela instalação, configuração e manutenção de sistemas Linux precisa ter habilidades avançadas em administração de sistemas operacionais Linux, o que é requisito também para outras funções mais avançadas na hierarquia do setor de TI de grandes empresas.

Ser usuário de Linux é uma excelente maneira de começar. Poucas pessoas possuem o hábito de utilizar sistemas operacionais Linux em seus computadores pessoais, se comparado ao Windows ou Mac. Essa vivência acaba desenvolvendo uma bagagem necessária para se tornar um Administrador de Sistemas Linux. Ou seja, para ser um bom administrador, é preciso ser também usuário do sistema.

 

Curso Segurança Redes de Computadores

Curso Segurança Redes de Computadores

Faça parte da comunidade de software livre

Esta é uma característica comum em praticamente todos os usuários de Linux: eles fazem parte de uma ativa e complexa comunidade de usuários e desenvolvedores ao redor do mundo que ajudam e impulsionam o desenvolvimento de novas soluções e atualização dos sistemas operacionais deste tipo.

Fazer parte da comunidade ativamente é uma ótima forma de aprender Linux e descobrir quais áreas são de seu interesse. Colaborar e produzir software livre é uma maneira de se destacar e obter reconhecimento da comunidade, que é baseada em cooperação e compartilhamento de todo o trabalho que é produzido.

Consuma material especializado

A bibliografia sobre conhecimento em software livre, mais especificamente sobre Linux, é bastante extensa e vai se ramificando em áreas de conhecimento bem específicas, que podem ser definidas de acordo com seu desenvolvimento dentro da área e das habilidades de cada um.

Dois excelentes pontos de partida são os livros Entendendo o Linux, de Carlos Morimoto, e o Guia Foca Linux. Mas não pare por aí. Outra dica para se tornar um especialista em Linux é estar sempre se atualizando para manter o processo de aprendizado em evolução, de maneira constante e crescente.

Faça um curso online ou presencial

Na mesma linha da dica sobre fazer parte da comunidade, fazer um cursos presencial permite a sua evolução técnica ao mesmo tempo em que promove o contato e a troca de informações entre os profissionais.

O curso presencial também é excelente para cristalizar mais facilmente o conhecimento, pois através das aulas você aprende na teoria e na prática, sendo guiado por experientes professores.

E aí, pronto para se adentrar ao mundo dos especialistas em Linux? Quais dicas extras você daria para quem deseja seguir na carreira? Compartilhe com agente e não deixe de voltar para conferir as próximas atualizações do blog. Até a próxima!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos

× Fale agora pelo Whatsapp