fbpx

Você sabe a diferença entre um analista comum e um devops?

Você sabe a diferença entre um analista comum e um devops?

No post anterior abordamos 4 passos para ser tornar um profissional de TI destacado. E por último, mas não menos importante, falamos sobre acompanhar a tendência de mercado. Nessa linha de abordagem falamos sobre computação em nuvem e virtualização como exemplos.

Hoje criamos um Infográfico levantando as atividades de um profissional que está em ascensão, estamos falando do DevOps. Esse profissional é um analista diferente dos demais por ser diversificado, ou seja, é um profissional que atua bem na parte de desenvolvimento e  de infraestrutura. O que exige desse analista uma visão e conhecimento mais amplo e refinado.

Empresas de desenvolvimento buscam esse tipo de profissional para automatizar suas aplicações. Esse profissional tem uma dinâmica diferente de uma analista de rede e um programador comum.

Geralmente dentro da área de TI existem vários setores. Essa segmentação é importante para a qualidade do serviço de um profissional de TI. Por outro lado essa segmentação causa algumas divergências entre eles. Exemplo: O programador condena o administrador DBA pela lentidão da aplicação. O DBA por sua vez faz alguns questionamentos referente à estrutura do código por impactar diretamente na performance do banco de dados. O programador critica a infraestrutura por fazer bloqueios na rede, ou reclama que a aplicação não está rodando como devia por conta de recursos mal dimensionados no servidor que hospedada a aplicação. O analista de rede contesta o desenvolvedor por solicitar recursos “extraordinários” para uma aplicação que não consome nem 1/3 do que foi proposto.

Mas em fim, não vamos entrar em detalhes sobre quem esta certo ou errado. Por que o foco aqui é em um profissional que irá entender bem o cenário atual e propor a melhor solução para ambos os lados.

Esse infográfico traz apenas algumas tarefas que o DevOps precisa compreender para garantir o desempenho de uma aplicação existente.

Se você achou interessante essa área de atuação e se considera desprendido de qualquer resistência entre uma área e outra, o DevOps pode ser uma profissão ideal para você. Geralmente esses profissionais tem uma remuneração diferenciada também, a final, essa área de atuação não é uma das mais simples.

Existem algumas certificações que podem colaborar para um crescimento de um DevOps. Empresas como a RedHat e Microsoft têm treinamentos e certificações para esse tipo de profissional.

Se você gostou desse post comente, se conhece algum amigo que se enquadra nesse perfil compartilhe com ele. Caso queira saber de algum outro tema deixe sua recomendação aqui nos comentários.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos

× Fale agora pelo Whatsapp