Saiba à Importância de Monitorar e Gerenciar Redes

Saiba à Importância de Monitorar e Gerenciar Redes

Com o crescimento de rede de computadores o aumento de equipamentos se tornou crucial, exigindo dos administradores uma análise individual e precisa.Em alguns momentos estas análises precisavam de ações rápida. Para tomada de decisão imediata o administrador teria que, controlar e validar continuamente todos equipamentos.

O gerenciamento se tornou algo demorado e trabalhoso devido a esses fatores.

Sistema de Gerenciamento de Redes

Devido a necessidade do gerenciamento dos equipamentos de infraestrutura. Os profissionais buscavam uma maneira eficiente para gerenciar e monitorar estes equipamentos. Deu-se o surgimento do conceito de Sistema de Gerenciamento de Redes, mais conhecido como NMS (Network Manage System).

Este conceito baseia-se na centralização das informações de equipamentos, servidores e serviços. Foi definido que um NMS deve fornecer mecanismos que permita aos profissionais de TI monitorar equipamentos isolados em um local centralizado ou distribuído.

O NMS atua da seguinte forma:

  • obtendo as informações dos equipamentos através da coleta de dados.
  • Após a coleta ele realiza a análise.
  • Por fim é realizada uma ação de controle, por exemplo uma notificação.

Surgimento de ferramentas

A partir deste conceito foram desenvolvidas várias ferramentas para auxiliar no gerenciamento e monitoramento dos equipamentos de redes. Usando as características fundamentais do NMS.

Zabbix

O Zabbix é uma ferramenta que fornece uma interface web de gerenciamento, ele gera gráficos de utilização de recursos e totalmente open-source. Ele possui um auxiliador nativo que pode ser adicionado ao equipamento e via protocolo SNMP (Simple Network Message Protocol). Ele faz a coleta e repasse das informações para o Zabbix realizar a análise. Da suporte à aplicações Java JMX. Consegui identificar maquinas virtuais VMWare. Monitora equipamentos em redes remotas com uso do módulo Zabbix Proxy. Monitora sensores de temperatura de ambiente. Seu sistema de alertas pode notificar o administrador por e-mail, protocolo Jabber e mensagens de texto SMS. Monitoramento via credenciais IPMI que alguns equipamentos dão suporte. Ele da suporte ao IPv6.

OpenNMS

O OpenNMS fornece uma interface web para gerenciamento, desenvolvido em Java e open-source. Ele gerencia dispositivos, monitora desempenho de aplicações, controle de inventário e gerenciamento de eventos. Sua geração de graficos já não é nativa, ele utiliza o RRDtool para a geração dos gráficos. Possui um dashboard simplificado que permite a equipe de TI esta atenta a eventos identificados pelo OpenMNS.  Ele da suporte ao IPv6.

Nagios

O Nagios é ferramenta que possui uma interface web somente leitura. Toda configuração é realizada no SO em que está hospedado. Ele possui a característica de múltiplos níveis de alertas (ERROR, WARNING, OK) para os vários tipos de serviços. Suas notificações ele pode enviar um e-mail ou uma mensagem de texto SMS. Para monitorar os sistemas internamento ele precisa de acesso SSH e um plugin NRPE (Nagios Remote Plugin Executor).

Conclusão

Por fim o monitoramento de redes é de extrema importância para todo administrador. A novas ferramentas devem ser testadas e conhecidas por administradores de redes. Analisar seus recursos principais assim apresentar melhorias ao ambiente que ele gerencia.

As ferramentas apresentadas são usadas para diminuir trabalho manual é ainda ajuda na tomada de decisão. Existem mais ferramentas além das mencionadas como Zenoss, MRTG, Cacti, Sentry, etc.

Cada ferramenta possui suas particularidades para cada tipo de necessidade. Um bom administrador deve conhecer o funcionamento de cada ferramenta para apresentar soluções mais abrangentes.

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário falando o que você acha.

Referências

Zabbix: zabbix.com
SlideShare: Thiago Gomes
OpenNMS: www.opennms.org

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos