Cloud computing: leve a tecnologia para as nuvens

Cloud computing: leve a tecnologia para as nuvens

O cloud computing é uma tecnologia que tem sido usada há um certo tempo pelos usuários da Internet, e pode ser que você mesmo esteja utilizando-a sem identificá-la com esse nome. Google Drive, Dropbox, 4Shared e Wetransfer são dispositivos familiares para você? Se você faz uso deles, saiba que participa dessa moda do Cloud Computing ou, em bom português, do armazenamento na nuvem.

Basicamente, essa tecnologia permite que dados e arquivos fiquem salvos em servidores da internet, em vez de ficarem ocupando espaço nos HDs e outros dispositivos dos usuários, como pendrives ou CDs. Esse modo de armazenamento implica em diversas vantagens, sendo a segurança a mais importante delas. Quer saber mais sobre o cloud computing e fazer parte dessa tendência? Venha para as nuvens conosco!

Maior mobilidade para empresas e pessoas

Como os dados salvos na nuvem ficam armazenados fora de equipamentos físicos e pessoais, é possível acessá-los de qualquer dispositivo e ter acesso a eles a qualquer momento, através de máquinas públicas ou de terceiros. Basta ter uma conexão com a internet, acessar algumas dessas contas que trabalham com o cloud computing e fazer a sincronização com o dispositivo que você estiver usando. A conta funcionará como uma pasta para o armazenamento dos arquivos, que podem ser carregados ou descarregados a qualquer momento.

Esse modo de proceder traz mobilidade para seus usuários, que não precisam ficar “presos” aos seus computadores e equipamentos celulares para terem acesso aos arquivos importantes. Outra vantagem relacionado à mobilidade é que, caso o equipamento pessoal sofra danos, os arquivos não serão perdidos, já que estarão seguros e disponíveis online. Já pensou no alívio em não ter suas fotos, filmes e músicas perdidos junto com seu HD?

Produtividade para empresas e profissionais liberais

Quando os dados estão disponíveis na nuvem e vários usuários podem ter acesso a esses arquivos, a produtividade e a comunicação interna aumentam, favorecendo a agilidade nos negócios. Se um funcionário começou um relatório e não pode terminá-lo, ou se dois profissionais desejam realizar um trabalho a quatro mãos, a tecnologia na nuvem é fundamental para auxiliá-los, pois é possível acessar e intervir em um mesmo documento, sem precisar salvar várias versões que serão enviadas por e-mail.

Para as empresas, esse sistema é útil quando as equipes são geograficamente distantes ou necessitam viajar constantemente, ou mesmo quando permitem trabalhos mais flexibilizados, como o home office. O funcionário terá acesso a todos os processos da empresa, mesmo distante de seu escritório.

Atualização e aperfeiçoamento constantes

Essa vantagem vale mais especificamente para o caso das empresas e tem relação com a redução de custos e a otimização dos sistemas. Nos sistemas tradicionais (fora da nuvem) é preciso pagar pela atualização, pela instalação e manutenção dos softwares escolhidos para a gestão empresarial. Esse suporte pode ser bastante custoso e, por isso, o cloud computing se mostra uma alternativa tecnológica para pequenas e médias empresas. Ele evita que a sua empresa gaste mais tempo e dinheiro para essa tarefa e permite o investimento em outras áreas e novas ferramentas, pois os sistemas são automaticamente e periodicamente atualizados, além de possuírem um suporte online.

Dados e arquivos mais seguros

Superando nossos simples HDs, os provedores do cloud computing adotaram padrões internacionais de segurança, como SSL, criptografia avançada e ISO. Ao contrário do que muita gente pensa e do que muitas vezes acontece com nossos computadores, ameças de invasões e perda de dados confidenciais beiram a zero. Enquanto empresas e pessoas realizam backups de modo tradicional, salvando seus arquivos em novos HD’s ou CD’s e demorando horas para realizar as cópias, elas são automáticas no sistema de nuvem, através da ferramenta periódica de espelhamento de servidores. Isso significa que, caso aconteça algum erro em um servidor, os dados já terão sido transferidos e salvos em um outro servidor reserva.

E qual é a sua experiência com o cloud computing? Considera essa tecnologia vantajosa? Conte pra gente como tem sido a sua migração para as nuvens e compartilhe também as suas dúvidas!

 

Compartilhar

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos