5 dicas para se tornar um DBA Oracle

5 dicas para se tornar um DBA Oracle

Uma das profissões mais procuradas atualmente no mercado de trabalho é de Administrador de Banco de Dados, mais conhecida por sua sigla em inglês DBA (Database Administrator). No Brasil, a maior quantidade de vagas é disponibilizada para profissionais que possuem habilidades com Oracle, pois este sistema de gerenciamento está, segundo pesquisa recente da FVG, no topo da lista entre mais utilizados no país.

Com a alta demanda e crescente área de atuação no mercado, não é surpresa que muitas pessoas queiram se tornar um DBA Oracle. Para ajudar nesse processo listamos algumas dicas muito importantes para quem quer se tornar um futuro administrador de banco de dados. Confira!

Tenha os pré-requisitos necessários

Ser um DBA Oracle exige muito do profissional, pois ele é peça fundamental no funcionamento das empresas. Isso significa, entre outras coisas, que ele vai lidar com muita pressão, e, portanto, antes de seguir adiante, vale a pena verificar se você tem o perfil ou está disposto a se adequar. Para ajudar nessa questão reunimos abaixo algumas características que todo DBA deve ter. Avalie se você se identifica com elas!

  • Gostar de estudar;
  • Alta capacidade de concentração;
  • Ser pró-ativo(a);
  • Responder rapidamente sob pressão;
  • Ser interessado(a) em novidades sobre o mercado e sobre novos processos.

Conheça tudo sobre DBA

Antes de ingressar definitivamente na área, conheça a fundo o trabalho que você desenvolverá. É importante saber, por exemplo, que um DBA é responsável por avaliar, instalar, planejar e implementar o hardware do servidor de banco de dados; criar, fazer backup e gerenciar usuários de BD; resolver falhas e monitorar; além de ajustar a performance do BD.

Mas vale lembrar que isso é apenas a ponta do iceberg, mas não falta literatura de internet para que você possa ficar por dentro não só das funções, mas também dos sistemas e da hierarquia (níveis júnior, pleno e sênior) que envolve essa carreira.

Invista em cursos presenciais

Apesar dos vários sites que abordam o assunto DBA, o ideal é que o interessado faça um curso presencial para poder assimilar o vasto conteúdo e se tornar um bom profissional. Por ser um cargo importante, em uma área que exige muito conhecimento técnico, ter um instrutor presente para sanar dúvidas é a melhor forma de aprender de maneira efetiva.

Videoaulas, apostilas e livros online são opções disponíveis com as quais você deve contar, porém, elas sozinhas não trazem a segurança que um profissional precisa. Faça destes recursos fontes de pesquisa e complementação para o seu curso.

Concentre-se em aprender tudo sobre o Oracle

Como o interessado em ser um DBA Oracle está, ainda, no início do caminho, recomenda-se que ele foque seus esforços no Oracle para que possa apreender tudo sobre o sistema. Dessa forma, as chances de conseguir um emprego rápido são maiores e mais efetivas.

Obtenha certificações de capacitação

Para ter um certificado é preciso passar por testes que incluem conhecimentos diversos sobre o sistema. Certificações como OCA (Oracle Certified Associate) e OCP (Oracle Certified Professional), além de várias outras, são muito importantes. Para quem deseja consegui-las, os cursos presenciais são um excelente alicerce e ajudarão muito. Não se esqueça: com certificação fica muito mais fácil conseguir uma vaga.

E você, já está pronto para se tornar um DBA? Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário!

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos