fbpx

23 fórmulas e atalhos no Excel que vão facilitar sua vida profissional

23 fórmulas e atalhos no Excel que vão facilitar sua vida profissional

23 fórmulas e atalhos no Excel que vão facilitar sua vida profissional

Se você chegou aqui neste post é por que você é do tipo de pessoa que reconhece a importância de uma planilha Excel para organizar várias áreas da sua vida. Então não é novidade para você que o Microsoft Excel pode tornar sua vida profissional altamente produtiva.

 

Mesmo que as palavras células, fórmulas e funções lhe deem calafrios, devido a dificuldades com o Excel no passado, é importante você saber que se for bem utilizada esta planilha eletrônica permitirá que você economize muito tempo e trabalho.

 

Com alguns comandos simples, você terá resultados espetaculares em curto espaço de tempo.

 

Para lhe ajudar e facilitar sua vida, colocamos neste post algumas fórmulas e atalhos que vão tornar sua experiência no uso do Excel mais simples e eficaz.

 

  • Fórmulas básicas no Excel

No nosso dia a dia as fórmulas mais simples e que mais utilizamos são as de adição, subtração, multiplicação e divisão. No Excel é do mesmo jeito.

 

Cálculo Fórmula Explicação Exemplo
Adição =SOMA(célulaX;célula Y) Para aplicar a fórmula de soma você precisa, apenas, selecionar as células que estarão envolvidas na adição, incluindo a sequência no campo superior do programa junto com o símbolo de igual (=) =SOMA(A1;A2).

Dica: Sempre separe a indicação das células com ponto e vírgula (;). Dessa forma, mesmo as que estiverem em localizações distantes serão consideradas na adição

Subtração =(célulaX-célulaY) Segue a mesma lógica da adição, mas dessa vez você usa o sinal correspondente a conta que será feita (-) no lugar do ponto e vírgula (;), e retira a palavra “soma” da função =(A1-A2)
Multiplicação = (célulaX*célulaY) Use o asterisco (*) para indicar o símbolo de multiplicação = (A1*A2)
Divisão =(célulaX/célulaY) A divisão se dá com a barra de divisão (/) entre as células e sem palavra antes da função =(A1/A2)

 

Saiba Mais: Curso Online Excel do Básico ao Avançado

Curso Excel Online do basico ao avançado completo

 

  • Fórmulas bastante requisitadas no Excel

Outros fórmulas que são bastante importantes nas planilhas Excel são aqueles que mostram valores de média, máxima e mínimo. Mas lembre-se que para usar essas funções, você precisa definir um grupo de células onde a fórmula atuará.

 

Cálculo Fórmula Explicação Exemplo
Média =MEDIA(célula X:célulaY) Você deve usar a palavra “media” antes das células indicadas, que são sempre separadas por dois pontos (:) e representam o grupo total que você precisa calcular =MEDIA(A1:A10)
Máxima =MAX(célula X:célulaY) Segue a mesma lógica, mas usa a palavra “max” =MAX(A1:A10)
Mínima =MIN(célula X:célulaY) Dessa vez, use a expressão “min” =MIN(A1:A10)

 

  • Função Se no Excel 

função SE é uma das mais úteis e populares do Microsoft Excel. Ela faz uma comparação lógica entre dois valores e executa uma ação de acordo com o resultado. Para que entenda, se você trabalhar em uma loja que precisa saber se os produtos ainda estão no estoque ou precisam de mais unidades, essa é uma excelente ferramenta. Vamos ver:

 

Cálculo Fórmula Exemplo
Função Se =se(célulaX<=0 ; “O que precisa saber 1” ; “o que precisa saber 2”) =se(B1<=0 ; “a ser enviado” ; “no estoque”)
Essa fórmula diz ao Excel que se o conteúdo da célula B1 é menor ou igual a zero ele deve exibir a mensagem “a ser enviado” na célula que contem a fórmula. Caso o conteúdo seja maior que zero, a mensagem que aparecerá é “no estoque”

 

  • Teclas de atalho no Excel

Não tem nada que faz você economizar mais tempo do que usar a combinação de teclas do teclado como atalho. E no Excel diversas funções podem ser controladas dessa forma. Abaixo estão as mais requisitadas.

 

Fórmula Explicação
CTRL + ( Para visualizar dados que não estão próximos, você pode usar a opção de ocultar células e colunas. Usando esse comando você fará com que as linhas correspondentes à seleção sejam ocultadas.
Para que aquilo que você ocultou reapareça, selecione uma célula da linha anterior e uma da próxima e depois tecle CTRL + SHIFT + (
CTRL + ) Atalho igual ao anterior, mas oculta colunas e não linhas
CTRL + SHIFT + $ Atalho para aplicar a conteúdos monetários o formato de moeda. Ele coloca o símbolo desejado (por exemplo, R$) no número, além de duas casas decimais
CTRL + SHIFT + Asterisco (*) Para selecionar dados que estão envolta da célula atualmente ativa. Caso existam células vazias no meio dessas informações, elas também serão selecionadas
CTRL + Sinal de adição (+) Para inserir células, linhas ou colunas no meio dos dados
CTRL + Sinal de subtração (-) Para excluir células, linhas ou colunas inteiras
CTRL + D Quando você precisar que todas as células de determinada linha tenham o mesmo valor, use esse comando. Por exemplo: o número 2574 está na célula A1 e você quer que ele se repita até a linha 20. Selecione da célula A1 até a A20 e pressione o comando. Todas as células serão preenchidas com o mesmo número
CTRL + R Igual ao comando acima, mas para preenchimento de colunas
CTRL + ALT + V O comando “colar valores” faz com que somente os valores das células copiadas apareçam, sem qualquer formatação
CTRL + PAGE DOWN Muda para a próxima planilha da sua pasta de trabalho
CTRL + PAGE UP Similar ao anterior, mas muda para a planilha anterior
CTRL+SHIFT+& Aplica o contorno às células selecionadas
CTRL+SHIFT+_ Remove o contorno das células selecionadas
CTRL+SHIFT+Sinal de porcentagem (%) Aplica o formato porcentagem sem casas decimais
CTRL+SHIFT+ Sinal de cerquilha (#) Inclui no arquivo data com dia, mês e ano
CTRL+SHIFT+ Sinal de arroba (@) Inclui no arquivo hora com a hora e minutos, AM ou PM

 

Se você gostou deste post compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário falando o que você acha sobre estas dicas da planilha Microsoft Excel.

 

Saiba Mais: Curso Online Excel do Básico ao Avançado

Curso Excel Online do basico ao avançado completo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos

× Fale agora pelo Whatsapp