Fique por dentro das novidades do Java 8

Fique por dentro das novidades do Java 8

Se você trabalha com tecnologia ou qualquer outra área ligada a desenvolvimento na computação provavelmente já deve estar familiarizado com o sistema Java, capaz de ajudar na criação de programas únicos e interpretar dados feitos neste código que são fornecidos muitas vezes em uma navegação convencional por inúmeros sites, fazendo uma enorme diferente na maneira como se dá a performance de conteúdos digitais. Mas será que você já está inteirado das novidades do Java 8?

Neste post vamos mostrar a você o que há de novo nesta versão e qual a importância de estar antenado a ela para não deixar nada de fora e poder usufruir ao máximo das possibilidades que tal tecnologia continua trazendo. Afinal, quer seja para um profissional do ramo que precisa estar a par de tudo o que anda acontecendo neste meio e dominar de antemão informações a respeito dessas novidades do Java 8 ou para quem está entrando agora no time e quer saber tudo sobre o assunto, é imprescindível se atualizar!

Conhecendo as principais novidades do Java 8

Nova Interface de Programação de Aplicativos (API)

De um modo geral, toda a plataforma que “roda por trás” da já conhecida aplicação Java sofreu algumas modificações e está “de cara nova”. Nesta versão, a API de data e hora ganha destaque (pacote java.time), permitindo também que se trabalhe em cima destes dados de forma melhor, como muitos desenvolvedores já reclamavam há algum tempo. Em um olhar mais amplo podemos notar, então, que a nova API quebra algumas limitações das versões anteriores (como o Java 7) e este que falamos é apenas um impacto dentre os mais notáveis.

Projeto Lambda

Esta ideia é fruto do constante aperfeiçoamento que a linguagem vem recebendo ao longo do tempo. A nova expressão Lambda surge como uma tentativa de tornar a codificação menos “verbosa” e facilitar para os próprios desenvolvedores que já trabalham com a solução, mas que muitas vezes podem se deparar com dificuldades na hora de interpretar as chamadas “classes anônimas” na codificação. É uma forma de simplificar a linguagem e torná-la mais compreensível e/ou mais padrão e funcional. Ficou mais fácil escrever os códigos e não é mais necessário “dar nome” a todas as funções, pois muitas podem se referenciar de forma anônima e mais prática.

“PermGen” cede espaço ao novo “Metaspace”

Esta mudança foi impulsionada pela necessidade que alguns programadores encontravam na hora de fazer o chamado “ajuste fino” no antigo PermGen. Embora os possíveis erros que advêm da operação com esta funcionalidade poderem persistir em alguns casos, uma vez que os metadados não foram completamente removidos, mas sim armazenados em outro espaço, esta transformação promete melhorar a forma como o gerenciamento contínuo é feito, bem como simplificar o processo de “coleta de lixo completa”, dentre outras vantagens.

Um dos principais impactos que esta mudança trará aos usuários é a liberação do total de espaço disponível na memória do sistema, já que os metadados ficam alocados fora da chamada “memória nativa” deste jeito. Assim, falhas do tipo “out of memory” podem ser evitadas.

Novas interfaces funcionais e complementações

Várias alterações que os usuários irão notar nas interfaces funcionais e há, por exemplo, a nova anotação FunctionalInterface para indicar quando se está diante de uma e de uma forma geral foram feitas as APIs complementadas para permitir melhor usabilidade aos desenvolvedores e maior robustez ao sistema. Com isto, o Java ganhou uma dose extra de força para competir de forma ainda mais acirrada com outras linguagens de programação do mercado, que já eram conhecidas por serem funcionais.

Por que vale a pena aprender a utilizá-lo desde já?

Além de proporcionar muitas facilidades e ainda mais vantagens para a execução de seus projetos de TI, conseguir trabalhar com as novidades do Java 8 é um passo a frente para qualquer desenvolvedor. Um profissional que queira ser considerado qualificado precisa se preocupar com a chamada “reciclagem” das técnicas com as quais costuma operar, para poder se manter competitivo no mercado ou mesmo passar a liderá-lo de alguma forma.

Neste sentido, vale a pena frisar que investir em cursos de capacitação nesta área tão específica da informática é extremamente útil não só para quem está começando agora como também para aqueles que já estão acostumados com a prática da profissão, mas talvez ainda não saibam tudo o que é possível fazer neste campo! Além do mais, com as novidades do Java 8, com certeza o trabalho de qualquer desenvolvedor se torna muito mais “fácil de fluir”, embora não menos complexo.

Por isso, que tal aproveitar para conhecer um destes cursos, aprimorar ainda mais seus conhecimentos ou até mesmo “começar do começo”, caso você esteja descobrindo o Java agora? Acesse nosso site e saiba mais! Há um mercado com oportunidades excelentes esperando por profissionais que realmente dominem o que há de mais moderno na área de programação e TI e agora com as novidades do Java 8 isto vai ficar ainda mais expressivo! Antecipar-se aos lançamentos do mercado é vantagem na certa!

Ficou surpreso com as novas possibilidades no uso dessa aplicação que verdadeiramente revoluciona a forma como interagimos com o mundo da tecnologia? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre seu email

Quero Receber Novidades, Ofertas e Vagas de empregos